
Mesa multifuncional
Projeto ficcional
Design de produto
Contexto
O produto foi pensado para atender um público de grandes centros urbanos ou bairros boêmios de cidades médias, financeiramente dentro da classe B, moradores de apartamentos ou lofts compactos, geralmente alugados, com espaços pequenos que demandam móveis versáteis.

Solução
A proposta então foi desenvolver uma mesa de cabeceira versátil, que possa ser usada como mesa de centro ao receber amigos, mesa de apoio para o trabalho, e demais necessidades de uma rotina dinâmica. Por isso o mobiliário conta com rodinhas, uma gaveta que abre para os dois lados, um nicho amplo, e um suporte lateral para vinis ou demais materiais.

Metamorfose Ambulante
Pensando em uma persona que tem grande interesse em música, coleção de livros e vinis, e possui um apartamento pequeno, a versatilidade é fundamental, por isso, o conceito que guiou o projeto foi “metamorfose ambulante” trazendo uma referência à MPB, e direcionando a escolha por uma retomada do futuro nostálgico presente nos mobiliários dos anos 70, estética que vem ganhando espaço novamente.



Protótipo e mecanismos
O projeto previa o uso de um mecanismo que possibilitasse que a gaveta corresse para os dois lados, porém não foi encontrado nenhuma solução formal disponível no mercado.
A partir desse desafio, parti para prototipagem e estudo físico, desenvolvendo um mecanismo novo que cumprisse essa função ao adaptar corrediças telescópicas.

